O conceito de liderança situacional consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.
O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.
A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará frequentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.
A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.
A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.
Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos:
• Direção: a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim,
direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança.
• Orientação: este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela.
O líder contribui apoiando a obtenção de novas ideias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.
• Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento,
dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.
• Delegação: ela ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas.
O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de
mudanças ambientais conforme o nível hierárquico.
Conforme o perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização.
A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade.
Criatividade e Inovação. Mudança, Transformação e Visão Estratégica
QUESTÕES QUE SERÃO ESCLARECIDAS NA PALESTRA:
• Como liderar na nova realidade mundial
• Quais são as qualidades e habilidades essenciais do líder da nova geração
• As organizações serão desafiadas como nunca a buscar soluções e desenvolver alternativas para preservar sua competitividade
• Num ambiente como este, são as pessoas e a maneira de liderá-las que farão a diferença e determinarão o sucesso nos negócios
• É através de equipes coesas e em sua mais alta performance que as empresas poderão identificar e aproveitar oportunidades, otimizar os negócios e posicionar-se em um novo patamar competitivo
• A nova realidade mundial exige das pessoas de todas as áreas novos desafios, mudanças, reavaliação do cenário para o efetivo aproveitamento de tendências e oportunidades emergentes
• Esta palestra mostra como as lideranças devem alinhar praticas e conceitos inovadores
• O conhecimento e o treinamento sistemático de líderes e gestores são diferenciais determinantes para a execução da sua estratégia competitiva e podem representar o diferencial para o sucesso nos negócios
• Temas essenciais para a atualização de conceitos, com demonstração de cases e práticas comprovadas por instituições e empresas que fazem a diferença no mundo corporativo
• Como novos conceitos de liderança podem tornar a empresa um organismo inteligente
• Quais são as qualidades que definem um líder
• Quando a liderança faz a máxima diferença
• Como desenvolver sua liderança para obter grandes resultados
• Desenvolvimento de líderes focados no cliente
• O líder como estrategista
• O líder como executor
• O líder como gestor de talentos
• O líder como desenvolvedor de capital humano
• O líder como exemplo pessoal e profissional
• Como liderar com foco estratégico no cliente interno e externo
• É a pessoa na cúpula ou é a equipe que faz a diferença
• Como desenvolver lideranças em seu próprio time
• O que motiva as pessoas a trabalhar com afinco
• O que os líderes podem fazer para motivar contribuições produtivas e inovadoras
Liderança como Influenciar e Cativar Pessoas
• A necessidade de adquirir poder é inata no ser humano
• Esteja atendo você pode ser uma vítima
• Charme, persuasão, capacidade de criar ilusão, esses são alguns dos itens demonstrados no curso
• Você vai conhecer em detalhes: a figura atraente que é capaz de manipular, confundir e dar prazer, tudo ao mesmo tempo. E você poderá aplicar a técnica nos seus negócios
• Quando elevada ao nível da arte do Marketing Profissional, a sedução, uma forma sutil e indireta de poder, já derrubou impérios, venceu eleições e escravizou grandes mentes
• Poder e sedução aplicados aos negócios, vendas, atendimento e gestão de ativos de relacionamento comercial
• Uma arma indispensável para atingir a essência do sucesso nos negócios
• O poder e sedução move o mundo • Somos todos facilmente influenciáveis
• A personalidade sedutora • As vítimas do sedutor • Não confie demais • Oculte suas intenções
• Não construa fortalezas para se proteger • Não se comprometa • Use a tática da rendição
• Jogue com a necessidade que as pessoas têm de acreditar • Seja ousado • Desperte a fantasia das pessoas
• Domine a arte de saber o tempo certo • Agite as águas para atrair peixes
• Despreze o que não poder ter • Conquiste corações e mentes
• Evite ter uma forma definida • Estratégias arrasadoras de marketing do poder nos negócios
• Sedução sutil e indireta aplicada às vendas • Pratique a sedução sutil sem se deixar comprometer
• Aparente ser notícia, não publicidade • Fale a língua do alvo • Crie momentos
• Carisma é uma benção para poucos • Na falta de carisma use a inteligência
• Cheklist para execução do Marketing do Poder • Análise de situações reais com exemplos de aplicação com resultados positivos
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Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes.
Consiste em um método que utiliza palavras e recursos audiovisuais para transmitir uma história.
Esta história pode ser contada de improviso ou pode ser uma história polida e trabalhada.
Também é muito usado no contexto da aprendizagem, sendo uma importante forma de transmissão de elementos culturais como regras e valores éticos.
Uma boa história deve ser interativa, visual, tem um clímax (um ponto chave na história), é capaz de despertar emoções, usa diálogo realista, desperta os sentidos, tem um personagem com o qual o público se identifica e tem um conflito facilmente identificado e que é resolvido.
O storytelling é uma aptidão que pode ser usada nas seguintes situações: motivação, entusiasmo e energia para grupos de pessoas, na qualidade e produtividade, como estratégia comportamental em vendas, atendimento, negociação, marketing, resolução de conflitos, para motivar os colaboradores internos de uma empresa, para ajudar no lançamento de um produto ou serviços, na campanha de publicidade, melhorar resultados, integrar pessoas para engajamento e comprometimento, entre outras situações mais específicas.
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